quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Teste o sistema solar




Saúde/Sistema reprodutor


QUESTÃO 1 A saúde é um fator essencial da vida humana.

1.1 Defina Saúde segundo a OMS.

 
QUESTÃO 2

2.1  Procure escrever nos quadradinhos seguintes os termos correspondentes a cada um dos

conceitos apresentados.
1. Suibstâncias que são introduzidas no organismo para prevenção primária de certas doenças.

2. Variáveis obtdas a partir de dados estatísticos e que permitem avaliar o estado de saúde de uma população.

3. Conjunto de processos que permite ao ser humano reconhecer certas substâncias estranhas ou anormais, neutralizá-las e destruí-las.

4. Propagação de certas doenças em grandes proporções numa determinada região ou comunidade.

5. Conjunto de atuações destinadas a preservar o estado de saúde das populações.

 

2.2  Depois de preencheres os quadradinhos, descubra o termo escondido.

 

QUESTÃO 3

3.1 Indique duas medidas de promoção da saúde

QUESTÃO 4

4.1  A reprodução é uma característica fundamental dos seres vivos. Qual é a sua

finalidade?

 

QUESTÃO 5

5.1  Faça corresponder a cada afirmação uma ou mais letras da chave:

A- Caracteres sexuais primários masculinos.

B- Caracteres sexuais secundários masculinos.

C- Caracteres sexuais primários femininos.

D- Caracteres sexuais secundários femininos.

1- Menstruação mensal. ____

2- Formação dos testículos e do pénis. ____

3- Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais. ____

4- Ejaculações nocturnas. ____

5- Aumento de secreção das hormonas sexuais. ____

6- Desenvolvimento dos seios. ____

7- Mudança na voz. ____

8- Formação dos órgãos genitais femininos. ____

 
QUESTÃO 6 Os esquemas da  Figura 1 representam os sistemas reprodutores.

Figura 1


6.1  Indique pela letra qual desses esquemas representa:

- O sistema reprodutor masculino

- O sistema reprodutor feminino


6.2 Faça a legenda dos esquemas da Figura 1

6.3  Estabeleça a correspondência entre os números da figura e as afirmações seguintes.

A- Implantação do embrião. __________

B- Produção de espermatozóides. _________

C- Produção de óvulos. ___________

D- Transporte de espermatozóides até à uretra. ___________

E- Produção de secreções que se juntam com os espermatozóides. __________

F- Condução do óvulo até ao útero. _________

G- Condução de esperma. __________

 

QUESTÃO 7

7.1  Atribua às afirmações as letras V ou F, consoante elas sejam verdadeiras ou falsas.

A- A menstruação corresponde à expulsão de parte do revestimento do útero que se

desprende e arrasta consigo o óvulo não fecundado e algum sangue através da

vagina.

 
B- Os testículos produzem espermatozóides desde o nascimento.

 
C- O óvulo é o gameta masculino.


D- A nidação ocorre antes da fecundação.

E- As vesículas seminais segregam um líquido nutritivo que vai constituir o esperma.

F- A maturação dos sistemas reprodutores feminino e masculino provoca modificações corporais externas e internas.

G- Todos os meses se libertam dois óvulos (um do ovário direito e outro do ovário

esquerdo).

 

QUESTÃO 8 Observa a  Figura 2, em que os esquemas A, B e C representam o útero em três

momentos diferentes do ciclo.

8.1  Estabeleça a correspondência entre os esquemas A, B e C e as fases seguintes do

ciclo uterino:

1- Fase de secreção
2- Fase menstrual
3- fase de reparação

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mapa de conceitos/ficha de trabalho: o equilíbrio do organismo



SUGESTÃO DE CORREÇÃO DO MAPA DE CONCEITOS



A – drogas

B – ilegais

C – células nervosas

D – legais

E – álcool

F – cirrose hepática

G – doenças cardiovasculares



H – distúrbios alimentares

I – subdesenvolvidos

J – uma recusa em ingerir alimentos devido a uma obsessão por magreza

K – parada cardíaca

L – bulimia

M – desidratação e desnutrição

N – obesidade

O – hipertensão

P – excesso de matéria gorda no organismo



Q – exercício físico

R – natação

S – físico

T – mental


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

enem 2011

Questão 46
Gabarito c
Comentários: frutas e grãos ocupam o nível trófico produtores, o homem comendo frutas e grãos ocupa o nível trófico consumidor primário, tigre comendo o homem ocupa o nível trófico consumidor secundário e o abutre comendo o tigre ocupa o nível trófico consumidor terciário.

Questão 47
Gabarito e
Comentários: as hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico presentes no sangue, portamto, uma redução de hemácias, dificulta o transporte de oxigênio.

Questão 48
Gabarito  c
Comentários: Combustão completa e incompleta
A combustão ocorre quando se tem três fatores: o combustível, o comburente (oxigênio) e a ignição. A combustão pode ser completa (em compostos orgânicos, todos os átomos de carbono são oxidados formando dióxido de carbono e água) ou incompleta (não há oxigênio suficiente e há produção de monóxido de carbono.

domingo, 19 de agosto de 2012

Ficha de trabalho: sistema rrespiratório

1. Observe a figura 1 e responda às seguintes questões:
Figura 1

1.1-Faça a legenda da figura 1.

A. ____________________
B. ____________________
C. ____________________
D. ____________________
E. ____________________
F. ____________________
G. ____________________
H. ____________________
I. _____________________

1.2-Organize num esquema, as letras da figura correspondente aos constituintes do sistema respiratório?

1.3- Complete as frases utilizando os termos seguintes: inspiração, expiração, ciclo respiratório, diafragma, músculos intercostais, contraem-se, relaxam, ar, pulmões.
1.3.1-A função das vias respiratórias é permitir que o _________ entre e saia dos ________________.
1.3.2-O conjunto de uma inspiração seguida de uma _________________ designa-se ______________________. Durante a inspiração os _______________________________e o _____________________contraem-se e na expiração _____________.

2. As frases que se seguem dizem respeito à inspiração. Coloque-as segundo uma sequência correta.
A. Aumenta o volume da caixa torácica.
B. O ar entra até aos pulmões.
C. O diafragma baixa, o esterno é projectado e as costelas levantam.
D. Os pulmões dilatam e aumentam de volume.
E. Contracção do diafragma e dos músculos intercostais.
F. A pressão intrapulmonar diminui ficando menor que a pressão atmosférica.
______; ______; ______; ______; _____; _____

3. Classifique as seguintes afirmações de verdadeiras (V) e falsas (F).
A. A expiração corresponde ao mecanismo através do qual o ar entra nos pulmões. _______
B. A pleura consiste numa membrana dupla que reveste os pulmões. ______
C. A troca de gases – hematose – dá-se por difusão. _______
D. A inspiração corresponde ao mecanismo pelo qual o ar é expulso para o exterior. ________
E. Os pulmões são órgãos elásticos e esponjosos de cor rosados. _________
F. As diferenças de pressão entre o ar atmosférico e o interior pulmonar que possibilitam a realização da inspiração e da expiração. _________
G. O conjunto de uma inspiração seguida de uma expiração designa-se ciclo cardíaco. _______

4.Considere os esquemas.

Esquema A

Esquema B
 4.1-Os fenómenos que ocorre em cada um dos esquemas são:
i. A- Hematose celular; B- Hematose pulmonar
ii. A- Hematose celular; B- Ciclo respiratório
iii. A- Ciclo respiratório; B- Hematose pulmonar
iv. A- Hematose pulmonar; B Hematose celular
(escolha a opção que completa corretamente a frase)

4.2- No esquema B qual é a pressão do oxigénio no capilar arterial e no capilar venoso?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.3-No esquema A o oxigénio desloca-se em que sentido?
_______________________________________________





Sistema respiratório

1. Complete os espaços em branco de forma a construíres afirmações verdadeiras, considerando os termos seguintes: hematose, inspiração, oxigénio, pulmões, respiração, alvéolos pulmonares, circulatório, torácica, cardíaca, físico, respiratório. (Nota: alguns termos podem repetir-se).
1.1. A __________________ é o processo que permite a entrada de _________e a saída de dióxido de carbono do organismo. O oxigénio passa através das paredes dos _________ _____________ para o sangue, chegando às células do organismo através do sistema ____________.
1.2. A frequência __________ e respiratória aumentam durante o exercício ________. A célula gasta mais energia, por isso necessita de mais _____________ por unidade de tempo.
1.3. As trocas gasosas que permitem a_____________ efectuam-se em órgãos do sistema respiratório, os _____________. Nestes órgãos existem numerosas estruturas, os ________________, que constituem uma eficaz superfície de trocas de oxigénio e de dióxido de carbono entre o meio externo e o meio interno.
1.4. A renovação do ar nos pulmões é assegurada pelos movimentos rítmicos da caixa ___________. Durante um esforço físico sob o controlo do sistema nervoso, o ritmo ___________ aumenta, tornando mais eficaz a _____________ e a expiração. O ritmo cardíaco também aumenta, assegurando uma chegada mais rápida de _____________ e de glicose às células musculares.

2. A figura 1 representa um fenómeno que ocorre a nível dos alvéolos pulmonares. Observa-a atentamente e responda às questões.
Figura 1

2.1. Que fenómenos do ciclo respiratório estão representados pelas setas A e B?

2.2. Como se chama o fenómeno representado pelas setas C e D?

2.3. Identifique o gás representado pela letra E.

3. Os movimentos respiratórios são a inspiração e a expiração. Estão diretamente relacionados com a hematose pulmonar. A figura 2 representa a expiração.

Figura 2

3.1. Ordene as fases da expiração considerando as seguintes afirmações:
A – O diafragma, o esterno e as costelas regressam à posição inicial
B – Os pulmões diminuem de volume.
C – O ar sai dos pulmões para o exterior
D – A pressão intracelular aumenta, ficando maior que a pressão atmosférica.
E – Diminui o volume da caixa torácica.
F – Relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais.

Ficha de trabalho: sistema digestivo

1. Complete os espaços em branco de forma a construíres afirmações verdadeiras, considerando os termos seguintes:
físicos, alimentos, químicos, ânus, unidades, física, digestão, peristálticos, glândulas anexas, amilase salivar, digestivo, boca, tubo digestivo, química, mastigação.
1.1. O sistema _______________ é constituído pelo __________ _____________ e pelas ___________ __________. O tubo
digestivo começa na ___________ e termina no __________.
1.2. Ao longo do tubo digestivo ocorrem transformações dos alimentos a que chamamos de _________. A digestão engloba um
conjunto de processos ________________ e ______________ que permitem a transformação dos ___________________ nas
suas ______________ mais simples.
1.3. A digestão ___________ inclui processos como a __________________ e os movimentos _______________. Na digestão
_____________ intervêm enzimas como a _____________ ____________ que desdobra o
amido.

2. A figura 1 representa, esquematicamente, o Sistema Digestivo.

Figura 1

2.1. Faça a legenda da figura.
1. ___________________
2. ____________________
3. ____________________
4. ____________________
5. ____________________
6. ____________________
7._____________________
8. _____________________
9. _____________________
10. ____________________
11. ____________________
12. ____________________

2.2. Quais dos seguintes órgãos fazem parte do tubo digestivo? (selecciona a opção correcta)
a) boca, esófago, pulmões, estômago.
b) boca, esófago, fígado, estômago.
c) boca, esófago, estômago, duodeno.
d) boca, traqueia, estômago, duodeno.

2.3. Quais são as glândulas anexas ao tubo digestivo? (selecciona a opção correcta)
a) fígado e pâncreas
b) fígado e tiróide
c) glândulas sudoríferas e pâncreas
d) glândulas sudoríferas e tiróide

3. Leia o seguinte texto com atenção e analise a figura 2.
“Ao longo do tubo digestivo os alimentos vão sofrendo acções
mecânicas, através de forças e de movimentos, que facilitam a
sua transformação.
Diferentes órgãos do sistema digestivo produzem secreções.
A maioria destas apresenta na sua constituição proteínas
especializadas – enzimas que através de uma acção química,
vão transformar os alimentos consumidos nos nutrientes que
os constituem.”


Figura 2

3.1. Quais são os dois tipos de ações a que os alimentos estão sujeitos durante o seu percurso ao longo do tubo digestivo?

3.2. Explique por que razão os movimentos peristálticos efetuados ao longo do tubo digestivo são importantes?


3.3. Retire do texto uma frase que mostre como se designam as moléculas proteicas que atuam quimicamente sobre os alimentos?

3.4. Quais as glândulas responsáveis pela produção de:
a) Saliva?
b) Bílis?
c) Suco Pancreático?
d) Suco gástrico?

4. A alta acidez do estômago é benéfico porque mata muitas das bactérias nos alimentos e não prejudica um estômago ssdio, pois este tem um revestimento interno protetor.
Explique o que aconteceria às paredes do estômago caso não existisse esse revestimento protetor.

5. Coloque por ordem os passos da digestão.
A – Transformação dos alimentos pelo suco pancreático
B – Ensalivação dos alimentos
C – Formação do quimo
D – Deglutição do bolo alimentar
E – Passagem do quimo para o intestino delgado
F – Absorção da parte parte útil do quilo

6. Classifique cada uma das seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).
a) No estômago forma-se o quimo.
b) A saliva é produzida pelas glândulas gástricas.
c) A deglutição consiste na passagem do bolo alimentar da boca para a faringe e esófago.
d) As enzimas ajudam na digestão.
e) O estômago serve, principalmente, como local de armazenamento e de mistura dos alimentos com as secreções gástricas.
f) A boca, em conjunto com as glândulas salivares, transforma os alimentos ingeridos em bolo alimentar, para serem absorvidos.
g) No intestino delgado actua a bílis e o suco pancreático.
h) Os movimentos peristálticos ocorrem na boca.

7. Observe a figura 3 com muita atenção.

Figura 3

7.1. Qual é a importância da estrutura 1 no processo digestivo?
7.2. Que fenómeno ocorre a nível da estrutura 2?
7.3. A que órgão do sistema digestivo pertencem as estruturas representadas?