sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ficha de avaliação: organização do Universo, estrutura interna da Terra, vulcanismo e sismo

Questão 1
O Universo é constituído por milhares de milhões de astros que se encontram organizados. Selecione a sequência correta (por ordem decrescente) da organização do Universo, colocando uma cruz antes da sequência.
Via Láctea - Galáxias - Universo  - Sistema Solar
Sistema Solar - Via Láctea - Galáxias - Universo
Galáxias - Via Láctea - Sistema Solar - Universo
Universo - Galáxias - Via Láctea - Sistema Solar
Universo - Via Láctea - Galáxias - Sistema Solar

Questão 2
No Universo existem vários e distintos corpos celestes.
Complete o texto seguinte, utilizando os termos dados. Alguns podem repetir-se.
• asteróides • astros • estrelas • sistema solar
• cometas • Marte • Via Láctea • planetas secundários
• planetas • galáxias • satélites naturais • Júpiter

O Universo é formado pelo espaço celeste e todos os seus ______________ , mas
também o podemos definir como o conjunto de milhares de milhões de _____________ .
Cada galáxia é constituída por milhões de ______________ que podem ou não ter
planetas a girar à sua volta. O Sol é uma das estrelas que formam a galáxia designada
por ______________________ . O Sol e mais nove ____________________ constituem
o _________________ , o qual gira em torno do eixo da Via Láctea.
No sistema solar, para além dos planetas, existem outros corpos celestes, como
por exemplo os _________________ ou __________________ que giram em torno dos
_______________ principais. Outros corpos, como os ________________ , de pequena
dimensão e forma irregular, estão na grande maioria localizados numa cintura entre
____________ e ______________ . Os ________________ giram também em torno do
Sol, possuem núcleo, cabeleira e cauda.

Questão 3
Analisa atentamente o quadro seguinte:

3.1) Indique, com base nos dados presentes no quadro:
3.1.1) o maior planeta;
3.1.2) o planeta mais afastado do Sol;
3.1.3) o planeta com maior valor de temperatura;
3.2) Relacione a distância dos Planetas ao Sol com a Temperatura.
3.3) Relacione a distância dos Planetas ao Sol com o período de Translação.

Questão 4
Observe com atenção a figura, que representa as diferentes camadas constituintes da Terra.


4.1) Faça a legenda da figura.
1- ________________________________
A- _______________________________
B- _______________________________
C- _______________________________
D- _______________________________
E- _______________________________

4.2) Indique dois dos vários métodos indiretos de estudo que permitiram inferir este modelo da estrutura da Terra.

Questão 5
Após uma erupção vulcânica formam-se, por vezes, estruturas como a que está representada na figura seguinte e que são designadas por cones vulcânicos.


5.1) Faça a legenda da figura.
A- ___________________________________
B- ___________________________________
C- __________________________________
D- __________________________________
E- __________________________________
F- __________________________________
G- __________________________________


5.2) O que são vulcões?
5.3) Qual a diferença entre magma e lava?
5.4) Qual o tipo de erupção vulcânica presente na figura? Justifique a sua resposta.

Questão 6
Complete o seguinte crucigrama relativo ao estudo dos sismos, escrevendo os termos correspondentes às frases numeradas de 1 a 5.

1. Registos de atividade sísmica.
2. Zona da superfície terrestre onde se sente mais o efeito de um sismo.
3. Modo de propagação dos sismos.
4. Aparelho que detecta ondas sísmicas
5. Local de origem das ondas sísmicas.

6.1) Escreva três atitudes a tomar em caso de ocorrência de um sismo.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Palavras cruzadas - saúde

Complete o crucigrama, com base nos dados a seguir indicados.
1. É fator de risco da diabetes tipo 2.
2. É uma situação de tensão.
3. Muito frequente entre os mais velhos, é uma fonte de stresse, no ser humano.
4. A sua prática regular e adequada promove a qualidade de vida.
5. É fundamental para evitar uma gravidez indesejada.
6. Deve ser rica em vitaminas e sais minerais e pobre em açúcares simples.
7. Prejudica o ambiente e a saúde das populações.
8. Exerce-se dos mais fortes sobre os mais fracos.
9. Pressupõe qualidade de vida.
10. É uma medida preventiva fundamental.
11. Este aconselhamento previne e trata a obesidade.
12. Estes adultos, provavelmente, foram crianças maltratadas.
13. Também é uma forma de violência.
14. Permite controlar o número de filhos nas famílias.
15. Este tipo de assistência permite reduzir a taxa de mortalidade infantil.
16. A falta desta água tem fortes implicações na saúde das populações.


Ficha de avaliação - reprodução

1. Observe com atenção a figura que representa 2 esquemas: o sistema reprodutor masculino e o
sistema reprodutor feminino.
esquema A
esquema B
1.1. Faça a legenda do esquema B.
1-
2-
5-
6-
1.2. Faça corresponder a cada uma das frases que se seguem o nome de um dos órgãos dos
esquemas da imagem:
• Responsável pela produção de espermatozóides _________________
• Mantém o testículo fora da cavidade abdominal: _________________
• Conduz a urina e o esperma para o exterior: _________________
• Órgão feminino controlado por hormonas produzidas pela hipófise: ______________

1.3. Ao contrário da mulher, o homem possui glândulas anexas. Quais são?
__________________________________________________________________________

1.4. A função do canal deferente é (Assinala com um X a opção correta):
___ produzir espermatozóides.
___ produzir esperma.
___ transportar o embrião.
___ transportar espermatozóides.

2. Analise os gráficos da figura seguinte.


2.1. Indique o nome do órgão assinalado pela letra A.

2.2. Identifique os hormônios representadas pelos números 1 e 2.
1-
2-

2.3. Como se chama o fenómeno representado pela letra X?

2.4. Identifique cada uma das fases I, II e III do ciclo uterino.
I-
II-
III-

2.5. Por que razão podemos dizer que, observando a figura, não houve fecundação?

3. Observa a figura ao lado.
3.1. Indique qual a letra (a, b, c ou d) corresponde ao:
• momento da ovulação.__
• início da menstruação. __
• fim da menstruação. __
• fim do ciclo sexual. __





3.2. Identifique a estrutura assinalada com a letra A.

3.3. Das estruturas apresentadas (A, B, C e D) indique aquela onde ocorre a fecundação.
3.4. O corpo amarelo produz (assinala com um X a opção correta)
___ estrogénio e progesterona.
___ estrogénio e testosterona.
___ progesterona e ovócitos.
___ ovócitos e testosterona.

4. Classifique as seguintes afirmaçõe, transcrevendo a frase correta da chave:
CHAVE:
Apenas as afirmações 1, 3, 5 e 6 são corretas.
Apenas as afirmações 1, 4, 6 e 7 são corretas.
Apenas as afirmações 2, 3, 4 e 6 são corretas.
Apenas as afirmações 1, 4, 6 são corretas.
1- No ciclo uterino ocorrem transformações a nível do endométrio.
2- A hormona sexual feminina é a testosterona.
3- Na primeira fase do ciclo menstrual, a taxa de progesterona é superior à de estrogénio.
4- O corpo amarelo é o responsável pela produção de progesterona.
5- Se ocorrer fecundação o corpo amarelo degenera.
6- A progesterona e o estrogénio são responsáveis pelas transformações que ocorrem no
endométrio.
7- Quando ocorre a menstruação os níveis de progesterona e estrogénio no sangue são elevados.

_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

5. Analise o esquema que se segue, o qual se refere ao ciclo menstrual de uma mulher.
A cada um dos acontecimentos que a seguir estão referidos, faz corresponder o número romano correto.
Menstruação ___
Mucosa uterina espessa, preparada para a nidação. ___
Período durante o qual uma relação sexual pode levar à
fecundação. ___
Início da menstruação. ___
Ovulação. ___
Mucosa uterina fina. ___
Mucosa uterina relativamente espessa. ___

6. Um violento choque emocional determinou na mulher a paragem da ovulação. O médico
prescreveu um tratamento com injecções de hormonas hipofisárias. O ciclo da mulher foi
estabelecido. Sobre que órgão atuam os hormônios hipofisários?

7. As pílulas clássicas são comprimidos que contêm substâncias, geralmente parecidas com
estrogénios e progesterona. A pílula é um método contraceptivo não natural que bloqueia ______________________________.(Transcreva a opção correta que completa a frase)
• a nidação.
• a fecundação.
• a ovulação.
• a SIDA.

8. Uma mulher teve a ovulação, dia 8 de Dezembro. Qual o período durante o qual uma relação
sexual pode originar uma gravidez?

9. Observe com atenção a figura seguinte.
9.1. Complete o quadro.

Método
Nome
A

B
Temperatura
C

D

E


9.2. Indique um método da figura que evite as DST.


10. Como explicas que num adolescente, sem testículos, não se desenvolvam os caracteres sexuais
secundários?


Ficha de avaliação - hereditariedade

1. Complete as frases que se seguem com os termos adequados:
• As características são as variações que nos ajudam a distinguir um indivíduo de outro. As
características são ________________ quando se transmitem de geração em geração através da
________________. As características adquiridas não se transmitem.
• O ____________ _____________ localiza-se no núcleo sob a forma de cromossomas.
• A espécie humana possui ______ cromossomas, tendo as células ______________ 23.
• Um ______________ é um segmento de um cromossoma que contém a informação sobre uma
determinada característica.
• Os cromossomas das células eucarióticas encontram-se situados geralmente no _________________.

2. Faça corresponder o termo correto a cada uma das seguintes frases:
a) – Segmentos de ADN, ordenados de modo específico e que controlam uma determinada característica.
b) – Cientista que descobriu as Leis fundamentais da hereditariedade.
c) – Suporte molecular da informação biológica que define as características de cada ser vivo.
d) – Conjunto de genes que constitui a informação genética de um indivíduo.

3. Observe os esquemas seguintes que representam o modo de transmissão do lobo da orelha no Homem.

3.1. Indique:
o gene dominante
o gene recessivo

3.2. Justifique a resposta dada nesta questão.

4. O albinismo é caracterizado pela ausência de pigmentação humana. Observe a árvore seguinte, que
representa a transmissão genética do albinismo, numa determinada família.

4.1. Quantas gerações estão representadas nesta árvore genealógica?
4.2. Indique quantos rapazes nasceram dos casamentos da 2ª geração.
4.3. Qual o genótipo dos indivíduos 8, 9 e 16.
4.4. Indique qual dos genes é dominante e qual dos genes é recessivo.
Justifique a tua resposta.
4.5. O indivíduo 16 é homozigótico ou heterozigótico? Justifique.

 5. Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham uma criança de olhos azuis é de:


a) 25%        b) 50%       c) 0%        d) 100%         e) 75%

6. O daltonismo é uma perturbação na visão caracterizada pela incapacidade de distinguir algumas cores ou até mesmo quase todas as cores. No entanto, a gravidade da doença é muito variável.
Apesar de existirem vários tipos de daltonismo, a grande maioria tem dificuldade em distinguir entre o vermelho e o verde. O seu nome deve-se ao químico J. Dalton, ele próprio portador da doença.
A sua transmissão é do tipo X recessiva, por isso ocorre mais nos homens do que nas mulheres. Os
homens que herdem da mãe um cromossoma X afetado serão sempre doentes, uma vez que só têm um cromossoma X (o outro é Y).





6.1. Indique o fenótipo e o genótipo do indivíduo 3 da segunda geração.
6.2. Compare o genótipo das irmãs 10 e 11 da terceira geração..

Ficha de avaliação - hereditariedade

“A hereditariedade é o mecanismo que permite a transmissão de características de geração em geração.”
1. Analise atentamente o esquema da figura seguinte que representa uma árvore genealógica.

1.1. Indique se o gene que determina a capacidade de não enrolar a língua um U édominante ou recessivo. Justifique a tua resposta.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
1.2. Indique quais são os genes dos indivíduos 1, 2, 3 e 4.
___________________________________________________________________
1.3. Suponha que o indivíduo 5 casa com uma mulher que enrola a língua mas cujos
genes alelos são diferentes.
1.3.1.Escrreva a probabilidade do casal vir a ter um filho que enrole a língua em
U. Justifique com a apresentação de um quadro de cruzamento.

2. O esquema seguinte representa os descendentes de um casal progenitor.

2.1. Como se designam as células A e B?
___________________________________________________________________
2.2. Indique qual é o sexo dos indivíduos representados por 1, 2, 3 e 4.
___________________________________________________________________
2.3. Represente através de um quadro de cruzamento a probabilidade de qualquer
casal de ter filhos machos e fêmeas.

3. A árvore genealógica da figura seguinte representa a transmissão da cor do cabelo.

3.1. Identifique o gene recessivo.
__________________________________________

3.2. Justifique a tua resposta à questão anterior.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

3.3. Indique quais são os genes do Paulo e da Ana.
___________________________________________________________________

3.4. De acordo com os dados da árvore genealógica, poder-se-á afirmar que o João possui: (assinala com um X a opção correta)
3.4.1.um gene para a cor de cabelo escuro e outro para a cor de cabelo claro.
3.4.2.dois genes para a cor de cabelo escuro.
3.4.3.dois genes para a cor de cabelo claro.
3.4.4.apenas um gene para a cor do cabelo claro herdado do pai.

4. Leia atentamente o texto e considere as afirmações a seguir verdadeiras (V) ou falsas (F).

“O gene da hormona do crescimento foi isolado e introduzido em óvulos fecundados de ratos. Os embriões sobreviventes originaram ratinhos com um tamanho acima da média.”


4.1. A técnica referida no texto implica a manipulação de genes. ___________
4.2. Os ratinhos resultantes são designados por organismos geneticamente modificados. __________
4.3. OGM é o mesmo que organismos mutantes. __________
4.4. Nesta técnica de engenharia genética são utilizados vectores para transporte dos genes. _______
4.5. Os alimentos geneticamente modificados apenas trazem vantagens para o ser humano. _______

5. Corrija as afirmações que consideraste falsas na questão anterior (Não são aceitas correções pela negativa).
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

6. “A fertilização in vitro consiste na fecundação do ovócito e no desenvolvimento do zigoto, nos momentos iniciais, fora do corpo materno.”
6.1. Explique por que razão alguns casais recorrem a este tipo de técnicas.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

6.2. Apresente uma razão para o fato de existirem, frequentemente, nascimentos múltiplos, quando são utilizadas técnicas de reprodução assistida.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

7. Observe atentamente a figura seguinte que representa de forma esquemática o processo que levou ao nascimento da ovelha Dolly.
7.1. Como se chama o processo esquematizado?__________________________

7.2. Faça a legenda dos números (1, 2 e 3) da figura.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

7.3. A Dolly é um clone de qual das ovelhas representadas? Justifique a resposta.
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

“O sistema neuro-hormonal é o responsável pela regulação e coordenação do nosso organismo.”
8. Observe atentamente a figura seguinte que representa uma célula nervosa.

8.1. Identifique a célula representada.______________________________________
8.2. Faça a correspondência entre os números da figura e as expressões seguintes:
8.2.1.Axónio envolvido pelas células de Schwann.
8.2.2.Núcleo.
8.2.3.Dendrites.
8.2.4.Corpo celular.
8.2.5.Terminações do axónio.

Ficha de trabalho - hereditariedade

1 – Observe a figura 1, atentamente.

1.1 – A árvore genealógica da figura 1 refere-se à cor do pelo de uma raça de gado ovino, em três gerações. Indique, para cada animal, o seu ou seus genótipos possíveis, representando por B o gene dominante, que determina a cor branca, e por p gene recessivo que determina a cor preta.

2 – Uma senhora sem hemofilia mas filha de pai hemofílico casou com um homem normal. Há alguma probabilidade de este casal ter filhos com essa doença? (Apresenta o resultado no xadrez Mendeliano)

3 – Um homem com sangue do tipo A casou com uma mulher do tipo B. Quais os fenótipo e genótipos prováveis dos seus filhos?

4 – Muitos anos depois da bomba ser lançada em Hiroshima e Nagasaki, continuam a nascer crianças com problemas de pele num número muito superior ao normal. Dê uma explicação para este fato.

5 – A cor do pelo dos gatos é influenciada por um par de genes alelos localizados no cromossoma X que se relacionam por co-dominância. Os gatos heterogigóticos apresentam-se fenotipicamente com manchas negras e alaranjadas. Os gatos homozigóticos são uns negros, outros alaranjados.
5.1 – Completa o diagrama seguinte preenchendo os espaços com as palavras e os símbolos que lhe
parecerem mais adequados.

5.2 – Qual o sexo de um gato com manchas? Justifique.

6 – Leia o seguinte excerto de uma notícia de um jornal:
6.1 – Em eu consiste o processo referido na notícia?
6.2 – Que outros métodos de fecundação conhece?

Transmissão da vida: Noções Básicas de Hereditariedade

Observe com atenção a árvore genealógica, que representa o modo de transmissão da cor dos olhos em quatro gerações da mesma família.
1- Escreva o genótipo de cada indivíduo desta família relativamente à cor dos olhos.
2- Indique os nomes dos indivíduos homozigóticos dominantes.
3- Indique os nomes dos indivíduos homozigóticos recessivos.
4- Indique os nomes dos indivíduos heterozigóticos.
5- Comente a seguinte afirmação: “A Inês herdou os olhos azuis dos avôs”.
6- Como é possível que pais de olhos castanhos possam ter filhos de olhos azuis?

terça-feira, 26 de junho de 2012

As leis de newton

Exercício 1
O Sr. Jorge num domingo à tarde decidiu ir dar uma volta no seu automóvel, com seu motorista. Entrou no veículo, pôs o cinto de segurança e iniciou o movimento (situação A). Uns metros à frente existiam semáforos e o motorista do sr. Jorge teve de travar bruscamente (situação B), uma vez que o semáforo passou a vermelho.
Analise e explique as imagens, enunciando a Lei de Newton em que você se baseou para responder.

Situação A                              Situração B





Exercício 2
Dois corpos A e B movem-se numa calha horizontal, da esquerda para a direita. No corpo um conjunto de forças cuja resultante tem direção horizontal e sentido da esquerda para a direita. A resultante das forças que atuam emn B é nula.


2.1.- Qual dos corpos tem movimento retilíneo uniforme?
2.2.- Enuncie a lei de Newton em que você se baseou para responder à questão anterior.
2.3.- Qual dos corpos possui movimento com aceleração? Justificque.

Exercício 3
Um corpo de massa 10 kg move-se com aceleração de 2 m/s2. Qual é a intensidade da força
resultante que nele atua?

Exercício 4
Um cão que tem de massa 30 kg está junto da sua casinha. Ao ver o dono, vai ter com ele, partindo do repouso e atingindo a velocidade de 10 m/s em 2.5 s.


4.1.- Qual é a velocidade inicial do cão?
4.2. - Qual é a aceleração média do movimento do cão?
4.3. - Qual é a intensidade da força média que produziu o movimento do cão?

Exercício 5
Considera a figura:

A intensidade das forças F1, F2 e F3 são respectivamente 10, 15 e 20N. A massa do bloco é 10 Kg.
5.1. - Calcule a força resultante.
5.2. - Calcula a aceleração.
5.3. - Sabendo que o bloco se desloca da esquerda para a direita, indique se o movimento é
uniformemente acelerado, uniformemente retardado ou uniforme. Justifique a resposta.

Exercício 6
Qual é o peso P de um saco com 20 Kg de batatas?




Exercício 7
Considere as figuras A,B,C e D representadas, sabendo que, em qualquer uma das situações, o
bloco se desloca para a direita. Determine, para cada caso, a grandeza física indicada.

Exercício 8
O Diogo largou o gato dele, da varanda do seu quarto.


Sabendo que a massa do gato era de 5 Kg, indique qual a intensidade da força aplicada ao gato durante a queda e qual a sua direção e sentido.

Exercício 9
Observe atentamente as figuras e indique a força que corresponde a cada uma das frases que se seguem:

A -Força exercida pela parede na mão da menina.
B - Força exercida no solo pelo pé da menina.
C - Força exercida pelo rapaz A no cordel.
D - Força exercida pelo cordel na mão do rapaz B


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Teste de avaliação - ligação química

1. O quadro I fornece algumas informações acerca das propriedades físicas de determinadas substâncias.

Nome da substância
Ponto de ebulição (ºC)
Condutibilidade elétrica
Acetona
56,5
Má condutora
Diamante
4800
Má condutora
Ferro
3000
Bom condutor
Cloreto de sódio
1413
Boa condutora (em
solução aquosa)
Água
100
Má condutora
Grafite
3700
Boa condutora
1.1. Indique entre as substâncias referidas no quadro as que são:
a) Moleculares
b) Iónicas
c) Metálicas
d) Covalentes

1.2. Escreva qual o tipo de ligação química que ocorre nas seguintes substâncias:
a) Ferro
b) Cloreto de sódio

1.3. Dê uma explicação para o seguinte fato:
“O cloreto de sódio não conduz a corrente elétrica. No entanto, quando se encontra fundido/líquido ou em solução aquosa é um bom condutor elétrico”.

2. Represente em notação de Lewis (diagrama de pontos e cruzes), as ligações químicas nas seguintes substâncias: Nota: F – número atómico 9; H- número atómico 1 e C - número atómico 6.
2.1. F2
2.2. C2H2

3. Considere um extrato da Tabela Periódica representada na figura. As letras indicadas não correspondem aos símbolos químicos dos elementos.

Escreva a fórmula química das substâncias que se formam a partir de átomos dos seguintes elementos:
3.1. A com E ______________________
3.2. E com E ______________________
3.3. C com D______________________

Qual é o tipo de ligação química que existe entre os átomos dos seguintes elementos:
3.4. A com A _________________________
3.5. B com D _________________________
3.6. F com F _________________________

4. Escreva as ligações químicas que ocorrem nos seguintes corpúsculos:
4.1. Moléculas de iodo sólido ___________________________________
4.2. Átomos de carbono na grafite________________________________
4.3. Íons existentes no cloreto de potássio sólido____________________
4.4. Íons existentes de ouro com elétrons livres ____________________

5. Acerte os seguintes esquemas químicos:
6. Representar a formação da ligação iônica entre oxigênio e sódio no óxido de sódio, Na2O. Complete o esquema com os pontos e as cruzes correspondentes aos elétrons de valência e com as cargas dos respectivos íons. Os números atômicos do sódio e oxigênio são respectivamente 11 e 8.

7. Classifique as afirmações seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F) e corrija as falsas.
__ A- O propino é um hidrocarboneto saturado.
___B- O nome de um Alcino tem terminação «-ino».
___C- Os hidrocarbonetos são compostos constituídos por átomos de carbono e de oxigénio.
___D- Os alcenos são hidrocarbonetos que apresentam, pelo menos, uma ligação dupla entre átomos de carbono.
___E- O metano é um alcano.

8. Observe a figura onde se representa a formação das ligações na molécula de HCN.

 8.1. Comente a seguinte frase: “Estes três átomos depois de ligados formam um conjunto mais estável do que separados”.
8.2. Indique quantos elétrons de valência possui cada um dos átomos desta molécula.
8.3. Diga quantas ligações covalentes estabelece o átomo de azoto.
8.4. Diga em que consiste a ligação que o átomo de carbono estabelece com o átomo de azoto.

9. Associe as duas colunas de modo a indicar qual é a fórmula de estrutura correspondente a cada um dos compostos orgânicos que se descrevem.

Coluna I 

Coluna II
A – o álcool que existe no vinho e na cerveja.
B – o ácido orgânico que entra na constituição do vinagre.
C – o alcano que existe em maior quantidade no gás natural.
D – uma cetona que é usada como solvente para tirar o verniz das unhas.
E – um alceno que pode ser usado para obtenção de um polímero.
F – um aminoácido
G – Um aldeído utilizado para conservar espécies vegetais.

10. Nas lamparinas, utiliza-se álcool desnaturado que é uma mistura essencialmente constituída por etanol. A combustão incompleta do etanol ocorre com a formação de uma chama
quente, monóxido de carbono gasoso e vapor de água.
10.1- Indique a que tipo de compostos pertence o etanol.
10.2- Escreva a fórmula de estrutura do etanol.
10.3- Represente o grupo característico deste tipo de compostos.
10.4- Escreva a equação química que traduz esta combustão.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cruzadinha: atmosfera e espaço

1- Camada gasosa que envolve a superfície terrestre.
2- Camada protetora contra a radiação solar.
3- Camada onde estamos.
4- Gás utilizado na combustão e respiração.
5- Fenômeno causado pelo aumento de gás carbônico atmosférico, que aumenta a temperatura da superfície terrestre.
6- Energia do vento.
7- Poluição causada pela adição de nutrientes na água.
8- Único metal líquido, responsável por distúrbios no sistema nervoso, conseqüência da poluição das águas por metais pesados;
9- Reaproveitamento dos materiais que podem ser devolvidos às fábricas para novo tratamento.
10- Ciência que estuda o Universo.
11- Os astro________ não possuem luz própria, são iluminados pelas estrelas.
12- Único satélite natural da Terra.
13- Movimento da Terra em torno do Sol.
14- Nossa galáxia.
15- Movimento que determina a alternância de dia e noite.
16- Equipamento utilizado para observações astronômicas.



Cruzadinha: plantas e vertebrados

1. Grupo de plantas sem vasos condutores de seiva.
2. Vasos condutores de seiva elaborada.
3. Órgão reprodutor das gimnospermas.
4. Estrutura presente nas folhas com função de transpiração e respiração.
5. Grupo a que pertencem as baleias e os golfinhos.
6. Respiração pela pele.
7. Animais com coluna vertebral e crânio.
8. Cavidade do coração por onde o sangue entra.
9. Característica exclusiva das aves e mamíferos.
10. Transporte do grão de pólen de uma flor a outra.

Cruzadinhas - relações ecológicas


Cruzadinha: taxonomia e origem da vida


terça-feira, 19 de junho de 2012

Avaliação: lixo e recursos naturais


1. Em sala de aula você conheceu várias formas de dar destino ao lixo:
 lixão, aterro sanitário, incineração e compostagem. Identifique quais delas possuem as características  abaixo ( pode haver mais de uma característica para cada forma).
a) Em altas temperaturas, destrói micróbios que causam doenças _________.
b) Transforma lixo em adubo __________.
c)  O lixo é descarregado diretamente no solo, sem proteção ______________.
d)  São necessários filtros para evitar a poluição do ar ____________.
e) O lixo é compactado e coberto por camadas de terra ___________.

2. Quais são os riscos que os lixões trazem à nossa saúde?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

3. Quais as vantagens  dos aterros  sanitários sobre os lixões?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

4. Como se chama o caldo negro e com mau cheiro produzido pela decomposição do lixo?
_________________________________________________________________

5. Cite uma vantagem e uma desvantagem da incineração do lixo.
Vantagem: ________________________________________________________
_________________________________________________________________
Desvantagem:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

6. Que medidas você mesmo pode tomar para reduzir o volume do lixo que produz?
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7. Marque e copie as afirmativas verdadeiras:
a)  O lixão é a solução mais eficiente para o problema do lixo.
b) O lixão facilita a transmissão de doenças à população.
c) O lixão pode provocar poluição nos lençóis subterrâneos.
d) A decomposição do lixo pode produzir combustíveis.
e) Quanto mais se gasta papel, mais árvores são derrubadas.
f) A reciclagem diminui o volume de lixo nos aterros.
g) Todos os plásticos, papéis e vidros podem ser reciclados.
h) O aterro sanitário diminui contato das pessoas com o lixo.


9. O que são recursos naturais? Dê exemplos.
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___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
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Você conheceu algumas formas de energia: hidrelétrica, solar, eólica, de biomassa, nuclear e geotérmica. Identifique entre elas as que possuem as características abaixo:
a) energia dos ventos __________________________________.
b) São exemplos dessa fonte  o álcool e o biodiesel _________________________;
c) Originada de elementos radioativos __________________________.
d) Captada por placas metálicas; não está disponível o tempo todo _________________.
e) Gerada por queda d"água ____________________________________.
f) Gerada pelo calor da Terra ____________________________________.

10) Diferencie mínério de mineral.
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

11) Caça-palavras
recursos naturais
atmosfera
sólidos
líquidos
gasosos
rochas
água
ar
inorgânicas
orgânicas
comida
minério
mineral

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alimentação saudável - avaliação




1.  Leia o texto a seguir com muita atenção e responda as questões:

As fibras alimentares
A fibra alimentar não tem efeito nutricional direto porque ela é constituída de substâncias que o nosso organismo é incapaz de digerir. No entanto, uma dieta rica em fibras pode ter duas funções importantes. A primeira delas é a de colaborar com o funcionamento do intestino. Quando não comemos fibras, nosso intestino tende a retardar o trânsito de alimentos ao longo dele.  A segunda é a de prevenir doenças. Dietas ricas em fibras diminuem o risco de diversas doenças, inclusive algumas formas de câncer. Por isso, todas as pessoas devem se preocupar com a quantidade de fibras na alimentação diária. principalmente aquelas que têm parentes com histórico de tumores no intestino.
Grãos, frutas e verduras, de maneira geral, possuem uma quantidade muito considerável de fibras. Têm,. ainda, carboidratos do tipo recomendado na alimentação. Estudos demonstram que o risco de desenvolver doenças graves na vida adulta, como câncer de intestino, diminui quando se incluem fibras na alimentação desde a infância.

a. As fibras são muito importantes para o nosso organismo. Cite as duas justificativas para esta afirmativa.

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b. Dê exemplos de fibras presentes na nossa alimentação.

Grâos:________________________________________________

Frutas:________________________________________________

Verduras:______________________________________________

c. Marque a opção correta:
Os carboidratos têm sua importância porque:
c1) eles têm pouca energia, assim, podemos comê-los a vontade, sem engordar.
c2) eles são a primeira fonte de energia para o nosso organismo.
c3) possuem muita gordura.
c4) não fazem parte de nossa alimentação.

d. Por que é necessário incluir fibras na alimentação desde a infância?

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e. Além de câncer que outras doenças podemos citar relacionados com a má alimentação?

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2. O texto a seguir é sobre vitaminas:

Vitaminas: essenciais para o ser
As plantas conseguem fabricar as vitaminas de que precisam. Mas a maioria dos animais não tem essa capacidade e depende da alimentação para obtê-las. As vitaminas estão presentes nos alimentos em quantidades muito pequenas. Portanto, é necessário que sejam ingeridas pequenas quantidades diariamente e que se tenha uma alimentação bem diversificada, de modo que se obtenha a medida necessária de vitaminas para o perfeito funcionamento do organismo.

Responda:
a) Cite as vitaminas que estudamos.

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b) O que se pode ocorrer com a falta de vitamina na alimentação?

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c) Podem ocorrer problemas em decorrência ao excesso de vitaminas? Explique.

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d) Há alimentos que contêm diversas vitaminas. Dê exemplos de alguns deles, relacionando à vitamina, de acordo com o exemplo abaixo:
Vitamina B - Ovos, amendoim.

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3.   O que é alimentação saudável?

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quarta-feira, 13 de junho de 2012

Átomos e Moléculas/Símbolos Químicos e Fórmulas Químicas


1. Assinale a resposta correta com um X.
1.1. Os símbolos químicos C, Ca, F e P representam, respectivamente, os elementos:
[A] cálcio, carbono, flúor e potássio.
[B] carbono, cálcio, fósforo e flúor.
[C] carbono, cálcio, flúor e fósforo.

1.2. As representações simbólicas S, S8 e 8S correspondem, respectivamente, a:
[A] uma molécula de enxofre, oito átomos de enxofre e oito moléculas de enxofre.
[B] um átomo de enxofre, oito átomos de enxofre e uma molécula octoatómica de enxofre.
[C] um átomo de enxofre, uma molécula octoatómica de enxofre e oito átomos de enxofre.


represente uma molécula da substância de fórmula química:
[A] P3H
[B] 3PH
[C] PH3

1.4. A fórmula química C3H8O representa uma molécula formada por:
[A] um átomo de carbono, três átomos de hidrogénio e seis átomos de oxigénio.
[B] três átomos de carbono, seis átomos de hidrogénio e seis átomos de oxigénio.
[C] três átomos de carbono, oito átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio.

1.5. A representação simbólica 3HNO2 refere-se a:
[A] três moléculas constituídas por três átomos de hidrogénio, um átomo de azoto e dois átomos de oxigénio.
[B] três moléculas. Cada molécula é constituída por um átomo de hidrogénio, um átomo de azoto e dois átomos de oxigénio.
[C] uma molécula constituída por três átomos de hidrogénio, um átomo de azoto e dois átomos de oxigénio.

2. Complete a tabela:


 
3. Considere as seguintes representações : Br2  ; Cs  ; NA  ; He  ;   F.
Indique as que podem representar um símbolo químico.

4. Classifique as seguintes substâncias em simples ou compostas.



A-    HCl

B-    O3

C-    KCl

D-    NaNO3

E-    NH3

 
5. Depois de uma análise laboratorial, constatou-se que uma dada substância era constituída por sódio, Na, Carbono, C, oxigénio, O e Hidrogénio, H. Essa substância será elementar ou composta? Justifica.

6. Represente simbolicamente (usando símbolos químicos):


A-    2 átomos de enxofre

B-    2 átomos de hélio

C-    5 átomos de cloro

D-    3 átomos de hidrogénio

E-    1 átomo de prata

F-     4 átomos de sódio


 7. Represente simbolicamente:
A-    2 moléculas de água-oxigenada (Cada molécula é constituída por dois átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio)
B-    2 moléculas de ácido sulfúrico (Cada molécula é constituída por dois átomos de hidrogênio, um átomo de enxofre e quatro átomos de oxigênio)
C-    1 molécula de dióxido de carbono (Cada molécula é constituída por um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio)
D-    4 moléculas de enxofre (Cada molécula é constituída por oito átomos de enxofre).
E-    3 moléculas de cloro (Cada molécula é constituída por dois átomos de cloro)
F-     2 moléculas de hidrogênio (Cada molécula é constituída por dois átomos de hidrogênio)

8. Quantos átomos de cada espécie há em:


A-    3CO2
B-    HNO3
C-    5C2H6O

9. A fórmula química do ácido fosfórico é H3PO4.

9.1 - Diga, justificando, se é uma substância simples ou composta.
9.2 - Diga como é constituída a molécula de ácido fosfórico.
9.3 - Quantos átomos de hidrogénio, fósforo e oxigénio há em três moléculas deste ácido?

10. Descubra, no quadro, o nome dos elementos cujos símbolos se indicam 
A-    C
B-    S
C-    K
D-    Na
E-    Br
F-     Li
G-   O
H-    N


A
C
I
R
N
E
T
X
I
E
C
A
R
B
O
N
O
I
G
N
E
S
P
E
T
X
I
N
E
P
I
S
O
D
I
O
R
I
N
O
L
I
T
I
O
F
R
R
I
B
D
O
A
T
B
R
O
M
O
R
A
P
S
O
E
E
U
D
A
O
B
A
S
A
Z
O
T
O
Z
L
E
D
I
S
S
A
Z
O
O
I
R
A
O
X
I
G
E
N
I
O













11. Faça corresponder a cada número da coluna I uma letra da coluna II, de modo a estabeleceres relações verdadeiras.
            Coluna I                                                                                Coluna II
a)    3 O                                                          A – Molécula de uma substância composta 

b)   3  Ca                                                        B – Três átomos de cálcio

c)    O 3                                                          C – Três átomos de oxigênio

d)    H2O                                                        D – Molécula formada por três átomos.