quinta-feira, 31 de maio de 2012

Experiências simples - ácido ou básico

SERÁ ÁCIDO?


Material


  • um bocado de couve roxa crua
  • tábua e faca
  • taça com destilada água quente
  • um coador
  • um frasco grande
  • frascos pequenos de iogurte
  • substâncias diversas: sumo de limão, vinagre, pasta dos dentes, bicarbonato de sódio, produto para limpar os vidros, sumo de laranja e outros.

Faça o seu próprio indicador

Certamente que já provaste um limão e detestaste o sabor. O sabor é ácido! Dizemos que o sumo de limão é um ácido. Por outro lado há quem não goste muito do sabor da pasta dos dentes. No entanto, o seu sabor é bem diferente do sabor do limão. Dizemos que a pasta dos dentes é uma base. Há substâncias que mudam de cor quando lhes acrescentas um ácido, como o limão, ou uma base, como a pasta dos dentes. Chamamos a essas substâncias indicadores porque elas indicam se outras substâncias são ácidos ou bases.
Podes fazer o teu próprio indicador! Para isso vais precisar da ajuda de um adulto. Pede-le para cortar, com uma faca e sobre a tábua, um bocado de couve roxa às fatias finas. Deita a couve cortada na taça e pede-lhe para deitar por cima da couve água destilada bem quente. Cuidado: não te queimes! Deixa ficar até a água arrefecer. Pega no coador e coa a água da vasilha para o frasco grande. Obténs um líquido com uma linda cor roxa. Já tens o teu indicador preparado! Agora é só experimentar! 

Deita um pouco do teu indicador em vários frascos transparentes. Acrescenta a cada um deles uma substância diferente: vinagre, sumo de limão, água com açúcar, água com sal, pasta dos dentes, líquido de limpar os vidros, champô ou outras substâncias que queiras experimentar. O que observas?
Algumas substâncias alteram a cor do teu indicador e outras não. Se o teu indicador ficou vermelho ou rosa dizemos que a substância é ácida. É o caso do sumo de limão! Se o teu indicador ficou azul ou verde dizemos que a substância é uma base. É o caso da pasta de dentes ou do líquido para limpar os vidros! Mas uma substância pode não ser ácida nem básica: é o caso da água com sal ou com açúcar.
Em vez de água destilada podes experimentar com água da torneira. De que cor ficou o teu indicador? Frequentemente a água da torneira é básica. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário