quarta-feira, 30 de maio de 2012

Experiências simples - será que afunda ou flutua?

AFUNDA-SE OU NÃO?

Material

  • plasticina
  • materiais diversos: cortiça, clipes, pedaços de madeira, berlindes e outros
  • taça com água

Objetos que se afundam, objetos que flutuam

Pega numa bola grande de plasticina, nos berlindes e nos restantes materiais (cortiça, clips, pedaços de madeira) e coloca-os na taça com água. Que observas? Alguns objetos vão ao fundo, como a plasticina, os berlindes e os clipes, mas outros, como a cortiça e a madeira, ficam a flutuar.
Porquê? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam são leves. Então experimenta um prego pequeno e um pedaço de madeira grande. O prego vai ao fundo e a madeira flutua. E qual é mais pesado? Ou então experimenta pegar na bola grande de plasticina que foi ao fundo, faz um barco com ela e põe-o na água, mas sem deixar entrar água no barco! Que vês agora? 

 Já flutua, não é? E, no entanto, a plasticina é a mesma e pesa o mesmo! Põe os berlindes e os clipes dentro do barco. O barco não vai ao fundo! E tem o peso da plasticina, mais o peso dos berlindes e dos clips. Porque será? 

O afundar ou flutuar de objetos depende do espaço que eles ocupam dentro da água... O pedaço de madeira ocupa um espaço maior dentro da água do que o prego e por isso não vai ao fundo mesmo sendo mais pesado. Quando fizeste um barco com a plasticina ela passou a ocupar um espaço maior dentro da água, embora o peso continuasse o mesmo. É por isso que os barcos de ferro, muito pesados, conseguem flutuar nos rios ou nos mares. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário