sexta-feira, 11 de maio de 2012

Banco de Atividades de Ciências - trocas de calor/Sistema reprodutor/temperatura em vertebrados

1) Uma carteira escolar é construída com partes de ferro e partes de madeira. Quando você toca a parte de madeira com a mão direita e a parte de ferro com a mão esquerda, embora todo o conjunto esteja em equilíbrio térmico: 
 a) a mão direita sente mais frio que a esquerda, porque o ferro conduz melhor o calor; 
 b) a mão direita sente mais frio que a esquerda, porque a condução de calor na madeira é mais notada que no ferro; 
 c) a mão direita sente menos frio que a esquerda, porque o ferro conduz melhor o calor; 
 d) a mão direita sente mais frio que a esquerda, porque a madeira conduz melhor o calor.  

2) Para resfriar um líquido, é comum colocar a vasilha que o contém, dentro de um recipiente com gelo, conforme a figura:
Nesta situação, para onde o calor é transmitido:
a) do líquido para o gelo
b) do gelo para o líquido
c) do ambiente para o gelo
d) do ambiente para o líquido


3) Por que devemos usar roupas claras em dias quentes?

4) Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam mais. Essa sugestão.
a) é absurda, porque o cobertor vai aquecer o gelo, derretendo-o ainda mais depressa.
b) é absurda, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, fazendo com que ele derreta ainda mais depressa.
c) faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento.
d) não tem serventia, pois o cobertor não fornece nem absorve calor ao gelo, não alterando a rapidez com que o gelo derrete.

5) Leia com atenção o texto a seguir.
Na espécie humana, "... o encontro de um espermatozóide com um óvulo desencadeia uma gigantesca série de reações, centenas de milhares que se seguem, sobrepõem-se, cruzam-se em uma rede de espantosa complexidade. Tudo para chegar, quaisquer que sejam as condições, à aparição de um bebê humano e nunca de um patinho, uma girafinha ou uma borboletinha. O impressionante é que, terminada a fecundação, a primeira célula, o ovo fecundado, começa a dividir-se. Dá duas células. Depois quatro. Depois oito. Depois um cachinho de células. Que esse cacho grude na parede do útero, que ele se alongue, cresça e, alguns meses mais tarde, forme um bebê com, em mais de noventa e cinco por cento dos casos, tudo de que precisa para viver, percorrer o mundo e até pensar, eis o milagre. Eis o fenômeno mais estupendo que se desenrola neste mundo. Tão estupendo que deveria ser admiração para a terra inteira. Que os homens deviam passar o tempo perguntando-se sobre os mecanismos subjacentes a tal maravilha."
(François Jacob, O RATO, A MOSCA E O HOMEM. Companhia das Letras, 1998)

Responda as questões:
a) Retire um trecho do texto que expressa o que é fecundação.
b) No texto o autor cita: “Eis o fenômeno mais estupendo que se desenrola neste mundo”. Que fenômeno é esse?
c) Referente ao desenvolvimento do embrião humano, marque apenas uma opção para cada item:
· A fecundação é:                  INTERNA                 OU              EXTERNA

· O desenvolvimento é:         DIRETO              OU              INDIRETO

· Local de desenvolvimento:  NA ÁGUA             OU            DENTRO DO CORPO DA MÃE

6) O que significa dizer que um animal é ovíparo? Dê exemplo de um animal ovíparo.

7) O que é reprodução sexuada?

8) Faça um esquema mostrando como o calor se transmite de um corpo a outro.
 
9) Marque com um X, o local onde ocorre a fecundação e com um círculo o local onde é produzido o óvulo.

 10) Marque com um X o local de produção dos espermatozóides.


11) Explique o funcionamento de um termômetro de mercúrio.

12) O que são animais pecilotérmicos? Dê exemplo.

13) O que são animais homotérmicos? Dê exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário